quinta-feira, 19 de maio de 2011

Release

   Será gravado em Campina Grande nos meses de maio e junho deste ano “Platô!”, curta-metragem que mistura ficção e documentário. O filme é uma homenagem a uma função homônima no set cinematográfico que - ao contrário de diretores e produtores - não experimenta o glamour e reconhecimento, por isto a função é geralmente exercida por estudantes que estão se iniciando em produções audiovisuais. O platô nada mais é que um “faz-tudo”, um dos primeiros a chegar ao set e um dos últimos a sair.  O curta contará com depoimentos de diretores, produtores e platôs (ou ex-platôs, estudantes que exerceram a função apenas para adentrarem no set e posteriormente serem “promovidos” a outras funções). A parte ficcional é protagonizada por um personagem que exerce a função, além de cenas do trabalho nem sempre agradável deste platô. Entre amansar um cão para abafar seu latido, fechar ruas no trânsito agitado, discutir com a vizinhança por causa de música alta, o personagem dá seus depoimentos e encarna situações inusitadas.

  O projeto foi idealizado pelo jornalista e estudante de Arte e Mídia Kleyton Canuto, que escreveu e dirige o filme e participou de produções como “Tudo que Deus criou”, “Depois da curva”, “Fábrica de Gravatas”, inclusive exercendo a função de platô algumas vezes. A produção executiva é de Felipe Lavorato, também estudante de Arte e Mídia, tendo na bagagem produções como “Onde Borges tudo vê”, “O reino da serra”, “O prazer em cartaz”. A direção de produção é encarregada pelo estudante de jornalismo Sandro Mangueira, que dirigiu o curta “O prazer em cartaz” e está fazendo fotografia de still em “Biliu – O maior carrego do mundo”. A assistência de produção fica a cargo do estreante Aridelson Oliveira, graduado em biologia.

  O filme é resultado do trabalho de conclusão do curso em Produção Audiovisual da UEPB. O curso ministrado pelo cineasta André da Costa Pinto se iniciou em março e se encerra em junho com a entrega e lançamento de oito curtas-metragens produzidos pela turma. Para maiores informações é só acessar o endereço eletrônico http://curtaplato.blogspot.com/


Sandro Mangueira
Diretor de Produção e Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário